Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio

É considerado estágio curricular, a atividade de ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando relacionado ao curso que está frequentando regularmente nos diversos campus do IFSP. Para mais informações consulte o Manual do Estagiário.

 

LISTA DE DOCUMENTOS PARA INICIAR O ESTÁGIO:

1 - Identificação da Unidade Concedente
Este documento é utilizado para identificar a unidade concedente de estágio. As informações devem ser digitadas com data, carimbo e assinatura do supervisor de estágio da unidade concedente. São necessárias duas vias originais do documento datadas, assinadas e carimbadas.
Obs.: Compõe a pasta preta - item 1 (Relatório Final).

2 - Convênio de Concessão de Estágio
É o documento necessário para a realização do Acordo de Cooperação entre a Empresa e a Instituição de Ensino (IFSP - Campus Barretos). São necessárias duas vias originais datadas, assinadas e carimbadas.

3 - Termo de Compromisso de Estágio (Licenciatura/Técnico/Bacharelado).
Documento necessário para a realização de Estágio Curricular, em conformidade com a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. São necessárias três vias originais datadas, assinadas e carimbadas.

4 - Plano de Atividades de Estágio

Este documento será utilizado pelo aluno para complementar o Termo de Compromisso de Estágio, informando qual é a proposta de estágio para o período, com pelo menos três atividades, que o aluno deverá realizar durante o estágio. São necessárias duas vias originais, digitadas, datadas, carimbadas e assinadas pelo supervisor de estágio da unidade concedente e pelo Professor orientador do IFSP.
Obs.: Compõe a pasta preta - item 3 (Relatório Final).

5 - Relatório de Atividades de Estágio (mensal)
Este documento será utilizado pelo aluno descrever as atividades mensais, durante todo o estágio realizado. São necessárias duas vias originais, digitadas, datadas, carimbadas e assinadas pelo supervisor de estágio da unidade concedente e pelo orientador de estágio na Instituição, bem como a assinatura do aluno.
Obs.: Compõe a pasta preta – item 4 (Relatório Final).

6 - Relatório Final (Pasta Preta)

1. Etiqueta (nome, curso, prontuário, telefone);
2. Índice (Baixar modelo);
3. 
Identificação da unidade concedente (via do aluno);
4. 
Plano de Atividades de Estágio (via do aluno);
5. Relatórios Mensais de Atividades de estágio (colocar todos os relatórios que deverá ser organizado de acordo com a ordem cronológica da realização do estágio, digitado, carimbado e assinado pelo supervisor de estágio na empresa e pelo professor orientador – vias do aluno);
6. Questionário de Avaliação (essa pesquisa será utilizada como fonte de dados para análise da atividade estágio pela instituição) (duas vias);
7. 
Ficha de Avaliação do Estagiário (duas vias).

 

OUTROS DOCUMENTOS

Requerimento de dispensa de estágio
Este documento será utilizado pelo aluno que realizou compromisso interno com a instituição, são exemplos de compromisso interno: Projetos de iniciação científica, projetos de extensão e monitorias, desde que atendam os critérios estabelecidos pelo regulamento de estágio no IFSP e demais orientações da PRX sendo o caso.

Requerimento de dispensa devido ao aproveitamento profissional
Documentos que serão utilizados pelo aluno que trabalha na área do curso e que pretende solicitar dispensa ou aproveitamento de atividades de estágio são eles:

Declaração de Proprietário (Obs.: Apresentar os documentos a seguir junto com a declaração, para fins de comprovação: Plano de Atividades de Estágio; Cópia do Contrato Social da Empresa; Cópia do cartão CNPJ; Comprovante de registro na prefeitura municipal; Comprovante de recolhimento do Imposto sobre Serviço; Carnê de contribuição ao INSS).

Declaração para Empregado (Este documento será utilizado pelo aluno que trabalha na área do curso e que pretende solicitar dispensa ou aproveitamento de atividades de estágio. O documento deve ser feito em papel timbrado da empresa com respectivo CNPJ. Neste documento será declarado o cargo, conforme registro em carteira, e suas respectivas funções. Apresentar os documentos a seguir junto com a declaração, para fins de comprovação: Plano de Atividades de Estágio; Cópia da CTPS, nas folhas: que contém a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho).

Declaração de Autônomo/Prestador de Serviços (Documento necessário para dar entrada ao processo de dispensa ou aproveitamento de atividades de estágio. Documento destinado somente para alunos Autônomos ou Prestador de Serviços.

Declaração de Servidor público CLT/Estatutário (Este documento será utilizado pelo aluno que trabalha na área do curso como funcionário público efetivo ou temporário) Apresentar os documentos a seguir junto com a declaração, para fins de comprovação: Plano de Atividades de Estágio; Cópia do Contrato de prestação de serviços; Comprovante de registro na prefeitura municipal; Comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviço; Carnê de contribuição ao INSS.) com a documentação pertinente em cada caso.

 

LISTA DE DOCUMENTOS PARA FINALIZAR O ESTÁGIO:

Questionário de avaliação do estagiário
Este documento será utilizado pelo aluno para avaliar o estágio realizado, pontos positivos e negativos, tanto do currículo do curso, quanto do contato e atividades realizadas na empresa. São necessárias duas vias originais, digitadas, datadas, carimbadas e assinadas pelo supervisor de estágio da unidade concedente.
Obs.: Compõe a pasta preta – item 5 (Relatório Final).

Ficha de avaliação do Estagiário
Este documento será utilizado pelo aluno para o fechamento do estágio (relatório final – Pasta Preta), com o objetivo da obtenção dos pareceres dos supervisores de estágio da Concedente e da Instituição de Ensino para aprovação final do estágio, encaminhamento à secretaria para registro escolar e demais providências necessárias. São necessárias duas vias originais, digitadas, datadas, carimbadas e assinadas pelo supervisor de estágio da unidade concedente.
Obs.: Compõe a pasta preta - item 6 (Relatório Final).

Caracterização da Unidade Concedente de Estágio
Este documento é utilizado para apresentar características da Concedente de estágio, tais como: Nome da Empresa - Razão Social, Endereço, Histórico, Porte da Empresa: n.º de funcionários e n.º de Técnicos por especialidade e organograma resumido da empresa.
Obs.: Compõe a pasta preta – item 2 (Relatório Final).

 

LISTA DE DOCUMENTOS PARA INICIAR/PRORROGAR/RESCINDIR OS ESTÁGIOS:

Protocolo de estágio Licenciatura
A cada documentação entregue e assinada pelo estagiário este protocolo também deve ser entregue discriminando qual tipo de documento foi entregue. O mesmo deve ser duas vias datadas assinadas e carimbadas pelo estagiário e a coordenação de extensão.

Carta de apresentação
Este documento deve ser utilizado pelo estagiário para apresentação inicial na unidade concedente de estágio dos cursos de licenciatura, que deve ser entregue em três vias datadas assinadas e carimbadas ao professor orientador.

Credenciamento de estágio Licenciatura
Depois de aceita a carta de apresentação este documento deve ser utilizado pelo estagiário para apresentação na unidade concedente de estágio dos cursos de licenciatura, de forma que a mesma preencha para que deve ser entregue em três vias datadas assinadas e carimbadas ao professor orientador.

Termo de compromisso de estágio curricular – licenciaturas
Trata-se de um termo de compromisso de estagio curricular específico para os cursos de licenciaturas, que deve ser entregue em três vias datadas assinadas e carimbadas ao professor orientador.

Relatório de atividades para aproveitamento profissional
Este documento deve ser preenchido em duas vias originais datadas e assinadas e carimbadas para que o aluno solicite a dispensa por aproveitamento profissional, ao seu orientador, o mesmo deverá ser entregue junto com o pedido de dispensa acompanhado dos documentos pertinentes em cada caso.

Síntese das atividades desenvolvidas
Neste documento devem ser registradas as atividades de estágio na forma de fichas específicas para a síntese das atividades desenvolvidas na unidade de estágio, que deverão receber as assinaturas dos responsáveis, que posteriormente serão avaliados de maneira a confirmar a qualidade e a natureza das atividades desenvolvidas.

Parecer do orientador de Licenciatura
Neste documento o professor orientador de licenciatura descreve seu parecer quanto ao trabalho do estagiário indicando se ele alcançou ou não os objetivos propostos para o estágio supervisionado, o mesmo deverá ser entregue a coordenação de extensão em vias originais datadas, assinadas e carimbadas.

Termo aditivo
Documento necessário para prorrogar o contrato de estágio, de acordo com o Termo de Compromisso de Estágio previamente realizado. São necessárias três vias originais datadas, assinadas e carimbadas.

Termo de Rescisão
Documento necessário para encerrar o contrato de estágio do aluno (Termo de Compromisso de Estágio anteriormente celebrado). A rescisão poderá ser solicitada tanto pela Instituição de Ensino ou pela Concedente, quanto pelo aluno. São necessárias três vias originais datadas, assinadas e carimbadas

Termo de compromisso interno de estágio
Termo de Compromisso Interno será firmado, previamente, entre o educando, a escola e o professor orientador do educando em atividades  vinculadas a projetos de iniciação cientifica e tecnológica, projetos de extensão e monitorias do IFSP, as quais poderão ser validadas como estágio, lembrando que o Plano de Atividades de Estágio contido no Termo de Compromisso Interno deverá deve ser entregue em três vias datadas assinadas e carimbadas , além  contemplar as atividades previstas no projeto a ser desenvolvido pelo educando ambos condicionados a aprovação do Professor Orientador de Estágio.


 

 

RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO:

Nos Cursos Técnicos modulares, integrados, tecnológicos e bacharelados possivelmente serão utilizados os seguintes documentos: 
Termo de compromisso de estágio, plano de atividades de estágio, relatório mensal de atividades de estágio, termo aditivo e termo de rescisão, declaração de empregado, requerimento de dispensa, declaração de proprietário, declaração para empregado, declaração de autônomo/prestador de serviços e parecer do orientador.

Em Licenciatura possivelmente serão utilizados os seguintes documentos estágios obrigatórios e não obrigatórios:

Estágios Obrigatórios:
Protocolo de licenciatura, carta de apresentação, síntese das atividades desenvolvidas, termo de rescisão, termo aditivo, termo de compromisso de estágio curricular (para licenciaturas).

Estágios Não Obrigatórios:
Plano de atividades de estágio, relatório mensal de atividades de estágio, termo de rescisão, termo aditivo, Termo de compromisso de estágio.
Em ambos os casos poderão ser utilizados também: declaração de empregado, requerimento de dispensa, parecer do orientador.

 


 

 
 
Powered by Phoca Download
Fim do conteúdo da página