Página inicial > História

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 21h19

O Instituto Federal de São Paulo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.
Durante seus 100 anos de história, recebeu também os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a recente transformação em Instituto, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.
Com a mudança, o IFSP destinará 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 25 campi e 10 polos distribuídos pelo estado de São Paulo.
Para mais informações, acesse o site do IFSP: www.ifsp.edu.br.

Vídeo Institucional

Campus Barretos

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou em 28 de outubro de 2010 o Instituto Federal de São Paulo Câmpus Barretos. Na ocasião, mais de mil pessoas compareceram para a cerimônia.
Durante o discurso de inauguração, o então reitor do IFSP Arnaldo Augusto Ciquielo Borges destacou o empenho de toda a sociedade para a implantação do Instituto, em Barretos: “O que faz as ideias acontecerem são as pessoas. Essa escola é a soma de valores individuais de alunos, servidores, prefeitura e sociedade”.
O Câmpus Barretos está instalado em um conjunto edificado de padrão escolar com quatro blocos de edifícios interligados, com área total construída de 5.331,48 m², sendo um bloco administrativo, um bloco de salas de aula e dois blocos de laboratórios, além de um auditório e um anfiteatro.
A presença do IFSP em Barretos permitirá a ampliação das opções de qualificação profissional e formação técnica e tecnológica para as indústrias e serviços da região, por meio da oferta de uma educação gratuita e de qualidade.