Quando posso começar a fazer Estágio?

O aluno deverá verificar em qual semestre o estágio é indicado para o seu curso. 
Procure o professor orientador do curso ou a Coordenadoria de Integração Escola-Empresa/CEE.

Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?

No máximo, 6 (seis) horas por dia e, no máximo,  30 (trinta) horas por semana.

E a duração do Estágio? 

De acordo com a legislação vigente, a duração do  estágio não poderá ultrapassar dois anos , na mesma parte concedente,  exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?

Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve estar mencionado no Termo de Compromisso: Número da apólice e valor assegurado ao estudante.

Como devo proceder para iniciar o Estágio?

Ler as informações publicadas neste portal, setor de Estágios, verificar os documentos necessários para o estágio; Providenciar o preenchimento dos documentos junto à Unidade Concedente de Estágio de forma que os mesmos atendem à legislação em vigor e estejam totalmente digitalizados, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos modelos.

Atentar-se ao cumprimento dos prazos de entrega à CEE (no mínimo 10 dias de antecedência) à data de início do período firmado em contrato (termo de compromisso, aditivo, recisão, etc).
Em caso de dúvidas, solicitar esclarecimentos junto à Coordenadoria de Integração Escola-Empresa/CEE. 

Quais são os documentos necessários para a realização do Estágio?

1. Termo de Compromisso de Estágio.

2. Plano  de Atividades de Estágio.

04 vias - se for através de um Agente Integrador. Ex.: CIEE, Nube, Fundap, etc. ou

03 vias - diretamente com a empresa.

Todos devem ser devidamente preenchidos, digitados, sem rasuras e em original.

Devem constar o carimbo  da empresa (CNPJ).E nas assinaturas devem preferencialmente constar o carimbo de quem assina ou, na ausência de carimbo, logo abaixo da assinatura constar nome completo e RG do mesmo.
 

Posso entregar primeiro à CEE o Termo de Compromisso e depois o Plano de Atividades de Estágio? 

Não. Pois o Plano de Atividades de Estágio, de acordo com a lei em vigor, será incorporado ao Termo de Compromisso de Estágio.

O Plano de Atividade deve passar pelo orientador de estágio do curso antes de ser entregue junto com o Termo de Compromisso à CEE.

O Professor Orientador pode assinar primeiro  o Plano de Atividades de Estágio?

Não. O Plano de Atividades de Estágio dispõe o tipo de atividade  que o aluno  realizará na Empresa. No Plano de Atividades de Estágio o aluno deverá descrever as principais atividades que serão realizadas. 

Ele deverá vir preenchido e assinado primeiro pelo Supervisor de Estágio da Empresa e somente depois pelo Professor Orientador de estágio do seu curso (IFSP). 
Após as devidas assinaturas, incluindo a do Orientador de estágio do IFSP, o aluno deverá entregar o Plano de Atividades de Estágio à CEE com os demais documentos necessários, sempre atentando-se aos prazos de entrega.

E o Termo de Compromisso de Estágio quem assina na Empresa?

O Diretor da Empresa ou o Chefe do Departamento  de Recursos Humanos da Empresa.

E no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP quem assina?

O Diretor Geral de do campus, desde que o aluno não apresente nenhuma pendência no setor de estágios.

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação? 

Sim. Todos devem ter  Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividades de Estágio.

Posso procurar o Professor Orientador para receber  orientação quanto ao Estágio na Empresa?

Sim. O Professor Orientador  sempre estará à disposição nos horários estabelecidos para atender o aluno quanto às dúvidas e à elaboração do Relatório Mensal de Atividades de Estágio.

E para rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio, como devo proceder?

Posso rescindir pela conclusão, trancamento, desligamento e abandono do curso, não cumprimento dos termos de compromisso, a pedido de qualquer uma das partes ou automaticamente. (Usar termo de rescisão)

O meu Estágio pode ser prorrogado? 

Sim. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo de Prorrogação, informando a carga horária, juntamente com o novo Plano de Atividades de Estágio que é obrigatório. Para a assinatura o aluno deve ter entregue todos os relatórios e não ter nenhuma pendência com o setor. (Usar Termo Aditivo + Plano de Atividades)

Como deve ser elaborado o Plano de Atividades de Estágio?

O modelo a ser preenchido do Plano de Atividades deve ser obrigatoriamente o modelo do IFSP.

horário de estágio deve ser exatamente o mesmo que consta no Termo de Compromisso e/ou Termo Aditivo, observando-se o horário das aulas: (matutino: das 7h às 11h45; vespertino: das 13h15 às 18h e noturno: das 18h50 às 22h50).

horário de estágio não pode entrar em conflito como horário das aulas ou de qualquer atividade do aluno e nem ultrapassar 06 horas diárias. Caso haja intervalo no horário de estágio, o mesmo deve ser informado no Plano de Atividades e no Termo de Compromisso ou Termo Aditivo. 

"Exemplo: das 7h às 14h com 01 hora de intervalo (almoço, jantar, etc.)"

tempo de Duração deve ser informado exatamente como o impresso no Termo de Compromisso e/ou Aditivo.

No período, deve constar em cada linha as atividades realizadas mês a mês ou por bimestre ou trimestre, desde que todo o período de estágio (da data de início à data final) esteja sido atendido.

Em Carga Horária: Informar a quantidade de carga horária de cada período.

Em breve, a CEE publicará modelos preenchidos. Pedimos a todos que, em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Estágios.

Como deve ser elaborado o Relatório Mensal de Atividades de Estágio? 

Você encontrará o Formulário neste portal, no setor de Estágios. 

Este é um documento muito importante, pois nele deverá constar todas as atividades que realiza no estágio. Ou seja, fale sobre a sua atuação, o objetivo da atividade, as etapas de realização, as dificuldades técnicas que encontrou para realizá-las.  Descreva também, a principal atividade que executou relacionada aos componentes curriculares do seu curso. 

Atente-se às informações a serem preenchidas, as mesmas devem ser exatamente iguais às estabelecidas no termo de compromisso, aditivo ou rescisão.

LEMBRE-SE: Você deverá apresentá-lo mensalmente ao seu Professor Orientador que irá ler minuciosamente o Relatório. E após a assinatura do Supervisor de Estágio da Unidade Concedente  (empresa e/ou escola) e do Professor Orientador, você deverá entregar na Coordenadoria de Estágios ,em duas vias. 

O prazo de entrega do relatório mensal é sempre no início do mês subsequente ao período em que realizou as atividades.