Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Ex-aluno do IFSP: cadastre seus dados no banco de egressos

Criado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 05h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h49

O Instituto quer conhecer o percurso profissional, subsidiar ações para melhoria do ensino e oferecer oportunidade de trabalho aos egressos

O IFSP, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PRX), convida todos os ex-alunos da Instituição para se cadastrarem nas ferramentas disponíveis para egressos. O nosso compromisso com o aluno não termina quando ele se forma. Nosso objetivo é conhecer o percurso profissional dos ex-alunos, subsidiar as ações para a melhoria do ensino oferecido pelo IFSP e oferecer oportunidades de trabalho aos egressos.

Atualmente, o IFSP conta com duas ferramentas disponíveis para seus ex-alunos. São elas:

Pesquisa com ex-alunos

Por meio de um questionário eletrônico anônimo, o ex-aluno preenche informações sobre sua formação no IFSP e como ela contribuiu para sua carreira profissional. Além de avaliar o percurso profissional do egresso, a pesquisa permite que o IFSP promova ações para melhorar o ensino oferecido nos seus câmpus. O questionário não solicita identificação nenhuma. Preencha o questionário, é rápido e fácil. Acesse aqui.

O formulário está no ar desde 2015, conta com aproximadamente 10 mil registros e mais de 850 respostas completas.

Portal de Empregos

No portal, alunos e ex-alunos podem cadastrar seus currículos a fim de que um banco de dados seja organizado para disponibilizar consulta por parte do Instituto. Na plataforma, as empresas também publicam oportunidades de estágios, programas de trainees e/ou empregos aos alunos e ex-alunos cadastrados. Acesse http://ifsp.trabalhando.com/ e cadastre seu currículo.

O Portal de Empregos  foi criado em 2017 por meio de um acordo de cooperação entre o IFSP e a empresa Universia. Cada câmpus tem um responsável pela administração do portal. Para saber quem é o administrador em seu câmpus, encaminhe mensagem para .

Venha visitar o IFSP

Para relembrar a passagem dos ex-estudantes pelo IFSP, reencontrar amigos e professores e se atualizar sobre as atividades desenvolvidas no câmpus onde estudaram, o Instituto Federal de São Paulo recebe com muita satisfação seus alunos egressos. Entre em contato com o câmpus onde você estudou para agendar uma visita ou até mesmo para reservar um espaço para realizar uma confraternização com seus colegas da época de IF.

Se você quer compartilhar suas experiências acadêmicas e profissionais com os atuais estudantes do IFSP ou mostrar a importância da sua trajetória no IF, será uma honra desfrutar da sua companhia. Ex-aluno(a), o IFSP está de portas e braços abertos para recebê-lo(a)!

Política de Acompanhamento de Egressos

As ações acima foram criadas e/ou aprimoradas pela Comissão responsável pela Elaboração da Política de Acompanhamento de Egressos no âmbito do IFSP, criada por meio da Portaria nº 2589/2018, para atender os compromissos firmados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018. O resultado dos trabalhos do grupo é o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFSP, disponível no PDI 2019/2023.

De acordo com o documento, o compromisso da Instituição com o estudante não termina quando ele se forma. O objetivo da formação profissional oferecida pelo IFSP não é formar um profissional para o mercado de trabalho, mas sim formar cidadãos para o mundo do trabalho, por meio de uma educação crítica e reflexiva, considerando a economia solidária e o empreendedorismo.

As constantes mudanças no mundo do trabalho exigem que as instituições de educação ajustem continuamente os projetos pedagógicos dos cursos, especialmente quanto ao perfil do egresso. Dessa forma, ninguém melhor do que o próprio egresso para avaliar se sua formação no IFSP é ou não adequada às reais necessidades e exigências do mundo de trabalho.  As ferramentas de acompanhamento permitem ainda que os ex-alunos voltem ao IFSP para participar de programas de educação continuada, lembrando que o IFSP oferece desde cursos de curta duração (Formação Inicial e Continuada) até cursos de mestrado, passando por cursos técnicos, superiores e de especialização.

Participe das nossas ferramentas voltadas para os egressos, acompanhe o site e as redes sociais do IFSP! #IFSP #orgulhodeserIFSP #sejaalunoIF

Saiba mais sobre o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFSP. Acesse o PDI 2019/2023 aqui (páginas 266/269)

registrado em:
Fim do conteúdo da página