NAPNE - Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Criado: Segunda, 20 de Março de 2017, 17h19 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2017, 08h25

O NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) tem como principais objetivos difundir e programar as diretrizes de inclusão do IFSP por meio da educação, além de prestar apoio educacional aos estudantes com necessidades educacionais específicas.

O NAPNE do IFSP Câmpus Barretos é constituído por um grupo de servidores professores e administrativos, com o objetivo de promover na Instituição a cultura da “Educação para a convivência”, em especial no que diz respeito à aceitação da diversidade e, principalmente, buscando a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais dentro e fora da instituição. A equipe do NAPNE trabalha para integrar os diferentes segmentos da comunidade escolar, despertando o sentimento de corresponsabilidade para a construção da ação educativa de inclusão.
Este núcleo realiza ações como identificar a ausência de estrutura adequada no câmpus e encaminhar solução de providências; capacitação; acessibilidade; viabilização de Políticas Públicas e aquisição de equipamentos que favoreçam a qualidade de aprendizagem do aluno. Todas essas ações visam a colaborar para a formação técnica e humana do aluno, promovendo sua inserção no mundo do trabalho e sua autonomia no exercício de direitos e na sua construção como cidadão.