Estágio Obrigatório ou Não Obrigatório

Criado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 16h19 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h57

Os documentos devem ser digitados e sem rasuras.

Caso a Unidade Concedente tenha modelo específico de Termo de Compromisso, este poderá ser utilizado, mediante formalização de convênio, com exceção do Plano de Atividades que deve seguir o modelo do IFSP.

DOCUMENTOS

Somente após todas as assinaturas do Termo de Compromisso e Plano de Atividades, inclusive da Instituição de Ensino – IFSP/Câmpus Barretos o estudante deve dar início ao estágio. Em hipótese alguma, haverá cômputo de horas retroativas.

Portanto, estes documentos devem ser elaborados antes do início do estágio e entregues à Coordenadoria de Extensão do IFSP - Câmpus Barretos com, no mínimo, 7 (sete) dias de antecedência, à data firmada em contrato.

Os Documentos para INICIAR Estágio Obrigatório ou Não-Obrigatório – são:

• Protocolo; (1 via)
  • Convênio; (Optativo, 2 vias)
  • Termo de Compromisso de Estágio; (3 vias)
  • Plano de Atividades; (3 vias)

Os Documentos para Acompanhar o estágio são:

• Relatório Mensal do Estágio; (Aluno)
  • Relatório(s) de Visita(s) do Orientador à Unidade Concedente;

Os Documentos para FINALIZAR o estágio são:

• Protocolo; (1 via)
  • Relatório do Supervisor da Unidade Concedente; (1 via)
  • Termo de Realização do Estágio; (1 via)

PROCEDIMENTOS

1. O primeiro passo para dar início ao estágio é procurar um professor orientador do seu curso e providenciar os documentos de início de estágio: Convênio (se necessário), Termo de Compromisso e Plano de Atividades. Durante o processo de estágio, caso haja alguma alteração no Termo de Compromisso de estágio será necessário um Termo Aditivo ou Termo de Rescisão.

2. Os documentos devem ter todos os campos preenchidos, terem as assinaturas do Aluno e da Unidade Concedente, e serem entregues na Coordenação de Extensão 7 dias antes do início do estágio. É necessário saber que somente após a assinatura do IFSP como Instituição de Ensino, o Termo de Compromisso passará a ter legalidade. No Termo de Compromisso devem constar as devidas assinaturas nos locais indicados e rubricas nas demais folhas de todas as pessoas que o assinam. Caso o estudante seja menor, deve constar, também, a assinatura do responsável legal. Após a entrega, a direção assinará os termos e eles serão incluídos no SUAP.

3. Fique Atento! Leve em consideração as datas letivas, e preencha a data do encerramento do estágio considerando que terá 7 dias para entregar a documentação final do estágio.

4. Para qualquer alteração do que foi acordado inicialmente no Termo de Compromisso, dentro do período vigente, é necessária a elaboração do Termo Aditivo, nas mesmas condições acima mencionadas, como por exemplo, a data final do estágio.

5. O acompanhamento das atividades de estágio serão realizados pelo professor orientador de estágio do curso. Nessa etapa, os Relatórios Mensais do Estagiário e os Relatórios de Visita do Orientador serão elaborados. Os relatórios devem ser incluídos no SUAP pelos seus responsáveis e, no final do estágio, entregues junto aos documentos de finalização do estágio. Dessa forma, antes de entregar a documentação final, retire os relatórios de visita com seu orientador.

6. Ao término das atividades, se necessário, auxilie o Supervisor da Unidade Concedente ao obter e preencher o Relatório do Supervisor, e a avaliação no SUAP. Ele receberá, por e-mail, um link direto do SUAP para essa avaliação. Antes de entregar a documentação, e após ele ter executado o preenchimento no SUAP, retire o relatório de supervisão com seu supervisor, pois este será parte da sua documentação final de estágio.

7. Após a data prevista para finalização do estágio, o Termo de Realização do Estágio deve ser assinado por todas as partes e entregue junto aos Relatórios físicos (parciais e/ou finais) de estágio, o(s) Relatório(s) de Visita(s) do Orientador e o Relatório do Supervisor, no prazo de até 07 dias à Coordenadoria de Extensão.

FORMULÁRIOS