Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Criado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 20h51 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h45

Grupo de Estudos e Pesquisas em Entomologia Aplicada (GEPEA)

Esse Grupo de estudos foi concebido a partir da necessidade de desenvolvimento de pesquisas envolvendo Entomologia Aplicada voltada especificamente para a qualidade da biomassa utilizada na cadeia produtiva dos biocombustíveis, bem como na análise da qualidade do biocombustível gerado.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9839729706232085 

Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas Aplicadas (CEPE)

O objetivo desse grupo de pesquisa é desenvolver estudos e pesquisas em economia regional aplicada, sobretudo nas áreas de economia rural e de recursos naturais, gestão de turismo, empreendedorismo e educação pública com o intuito de divulgar o conhecimento gerado para imprensa, periódicos acadêmicos e congressos científicos.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1345782936122304 

Ciência e Tecnologia de Alimentos

A região de Barretos destaca-se no país por possuir características tipicamente agrícolas com indústrias voltadas para o processamento de alimentos e bebidas. O Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFSP Câmpus Barretos vem ao encontro da necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias direcionadas ao processamento de alimentos de origem vegetal e animal, bem como para o estudo de vida de prateleira (Físico-Química, Microbiológica e Análise Sensorial) desses produtos, agregando valor a eles.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6551843795579112 

Grupo de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais é um espaço acadêmico voltado para a pesquisa científica e tecnológica visando a fomentar o desenvolvimento dos diversos setores da comunidade local. Ele é constituído por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que vem atuando de maneira interdisciplinar no IFSP Câmpus Barretos, desenvolvendo projetos e aprimorando a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7038877386531839 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Computação

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Computação conta com pesquisadores, alunos e colaboradores de diversas áreas de atuação, com destaque para as áreas de processamento digital de imagens, desenvolvimento web, banco de dados e redes de computadores.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3999627744770455 

Sociedade, Cultura e Turismo: diálogos interdisciplinares

O grupo tem como objetivo refletir sobre cultura e turismo e suas interfaces na sociedade contemporânea. Para isso, busca-se analisar o turismo como um fenômeno da sociedade pós-moderna considerando sua importância como atividade econômica (na geração de emprego e renda) e, sobretudo, seu papel na promoção da preservação das histórias, paisagens e culturas locais e do ambiente natural, sejam eles locais, regionais e/ou nacionais. Além disso, busca-se também refletir sobre a importância da atividade turística como indutora da inclusão social, da sustentabilidade e da alfabetização cultural. Esse grupo também objetiva refletir sobre os impactos da atividade turística junto ao patrimônio cultural e natural e sobre as políticas públicas voltadas para a minimização desses mesmos impactos, assim como objetiva discutir as políticas de planejamento, acessibilidade e de inclusão sociocultural.

Saiba mais em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321130955795886 

Sociedade, Cultura e Turismo: diálogos interdisciplinares

GEPEDBio - Grupo de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento de Biodefensivos, Bioensaios, Biofertilizantes e Controle Biológico 

Grupo dedicado à pesquisa, desenvolvimento e inovação em atendimento a demandas do setor agrícola, pensando em soluções para o incremento na produtividade com a redução do uso de agroquímicos e valorização da biodiversidade.
Desenvolve trabalhos que incluem prospecção, caracterização, fermentação, formulação e experimentação com novos produtos a base de microrganismos.
Contribui com a formação de recursos humanos para o mundo do trabalho através de projetos de pesquisa aplicada em parceria com a cadeia produtiva.

Palavras chaves: agricultura regenerativa, agricultura sustentável, bioinsumos, biodiversidade

Saiba mais enviando e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cadastramento de grupos de pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRP) é a responsável pelo cadastramento no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e mantém a relação dos grupos cadastrados no link Grupos de Pesquisa do IFSP.


A Portaria nº 1.718, de 5 de maio de 2017, estabeleceu o novo regulamento dos Grupos de Pesquisa Institucionais e está disponível para consulta no link Grupos de Pesquisa da PRP. Conforme o Art. 17 desta Portaria, para a proposta de criação de grupo deverá ser utilizado o formulário de Grupo de Pesquisa Institucional, disponível no link supracitado, a ser encaminhado pelo primeiro líder ao presidente do Compesq do câmpus por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a indicação do assunto “Criação de Grupo de Pesquisa”. Devem constar as seguintes informações no corpo da mensagem:

• nome do grupo de pesquisa;
• nome do primeiro líder, titulação, câmpus de lotação e n.º do CPF;
• nome e titulação dos membros pesquisadores;
• linhas de pesquisa;
• justificativa para a formação do grupo, demonstrando a relevância e as perspectivas de contribuição científica, tecnológica, artística ou cultural em até 600 caracteres, incluindo os espaços;
• justificativa para atipicidade, se for o caso, considerando os termos do Art. 23 da referida Portaria, em até 200 caracteres, incluindo os espaços;
• descrição do grupo de, no máximo, 400 caracteres, incluindo os espaços, para ser apresentada na página da PRP, junto com a logomarca.


É importante que o primeiro líder, antes de enviar a proposta, observe o disposto no Art. 9.º e no Art. 30 da referida Portaria.

Produção Científica e Tecnológica

Dados referentes às produções científica e tecnológica dos servidores do câmpus podem ser consultados na pasta abaixo. Essas informações foram extraídas da Plataforma Lattes do CNPq, a partir da Plataforma Stela Experta, e são válidas até a data indicada no nome do arquivo.

Stela Experta

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página