Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

IFSP Barretos participa da 2ª Semana da Diversidade Sexual e Gênero

Criado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 21h21 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 21h24

2017 05 26 01

Entre os dias 15 e 21 de maio, tivemos a 2ª Semana da Diversidade Sexual e Gênero de Barretos. O evento contou com palestras, cine-debates, mesas-redondas e outras atividades culturais que foram realizadas em diferentes locais da cidade.

No dia 16 de maio, terça-feira, em nosso câmpus, foi realizado às 14h um cine-debate sobre o filme "Hoje eu quero voltar sozinho", do qual participaram alunos dos cursos do ensino médio integrado, alunos dos cursos superiores e professores de diferentes áreas. Houve uma discussão bem rica em relação às situações retratadas pelo filme e foram realizados vários apontamentos sobre as atitudes que temos em relação à diversidade no cotidiano escolar. Ao final, foi proposto aos alunos que elaborassem ações a serem desenvolvidas em nossa instituição para minimizar o preconceito e a discriminação de gênero.

Às 19h, tivemos a premiação do I Concurso de Poesia e Fotografia do IFSP - câmpus Barretos, organizado pela Comissão da Diversidade em homenagem ao dia das mulheres, com a participação de alunos e servidores.

Nessa mesma data, às 19h30min, deu-se início a mesa-redonda, cuja temática foi “Sexualidade e Gêneros”. A mesa foi composta por três pessoas de diferentes áreas que trataram da temática de maneira bastante interessante, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema.

Iniciou-se a discussão com o psicólogo e especialista em Terapia Sexual, Gustavo Messineti, que fez um resgate histórico da sexualidade, trazendo os conceitos de identidade sexual, orientação sexual, expressão de gênero e sexo biológico. A partir de seus comentários, fomos levados a pensar sobre o julgamento que fazemos dos outros e a necessidade de enxergarmos que somos diferentes.

Na sequência, ouvimos a advogada Laís Fernanda Honório Ricardo Lemos, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB 7ª Subseção-Barretos/SP. Ela iniciou sua apresentação com um vídeo de depoimentos que demonstram a impunidade em relação à violência cometida contra os homo e transexuais em nosso país e também apresentou dados indicando o alto índice de homicídios e suicídios dessas pessoas no Brasil e no mundo e casos de discriminação no ambiente de trabalho, na hora de doarem sangue e de se apresentarem no Exército. Para finalizar, mostrou algumas conquistas da comunidade LGBT que, graças ao Poder Judiciário, podem se casar no civil, adotar filhos e colocar seus companheiros como dependentes nos planos de saúde; porém, a advogada ressaltou que ainda falta uma legislação própria para proteger os direitos dessas pessoas.

Posteriormente, tivemos a apresentação da professora e pedagoga Sheyla Maria Alves de Melo, que falou sobre as opressões, as violências e o silêncio sustentados pela sociedade capitalista. Ela apresentou alguns casos e dados referentes à violência contra as mulheres e mostrou algumas ações utilizadas em sua comunidade para instruir e alertar crianças e adolescentes sobre o combate a esse tipo de violência. Após as apresentações, foram feitos vários questionamentos pelas pessoas que estavam ali presentes e o resultado foi muito positivo. Foi um evento extremamente rico e que envolveu toda a comunidade barretense.

Poemas Vencedores:

Fotos Premiadas:

 1º Colocado - Marcelo Leandro Vieira Lourenço, aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas - "Sororidade"

 2017 05 26 02

 

2º Colocado - Antonia Jamile Rodrigues Mendes, aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas - "Chegou o dia em que a mulher pode dizer: hoje sou livre como pássaro, tomarei minhas decisões e seguirei em frente. "

2017 05 26 03

 

3º Colocado - Nilton Correia da Silva, aluno do 1o ano de Gestão em Turismo - "Marias! Mulheres Guerreiras" 

 2017 05 26 04

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página