Estudantes participam de roda de conversa sobre identidade e pertencimento na unidade agrícola
Estudantes participam de roda de conversa sobre identidade e pertencimento na unidade agrícola
Nessa semana, a Coordenadoria Sociopedagógica realizou uma roda de conversa com os estudantes da unidade agrícola, como parte das atividades do projeto de pesquisa “As atividades artísticas visuais como forma de promoção de identidade e pertencimento na Educação Profissional e Tecnológica”.
A proposta surgiu da observação de que muitos alunos enfrentam desafios no processo de transição para a unidade agrícola, seja por conta da distância, da estrutura diferenciada ou da dificuldade de adaptação ao novo ambiente escolar. Com base nisso, o projeto busca promover espaços de escuta e expressão, especialmente por meio das artes visuais, como ferramentas de fortalecimento de vínculos.
Durante a roda de conversa, os estudantes puderam compartilhar suas experiências sobre temas como o espaço físico da escola, a convivência com colegas e professores, a adaptação ao novo contexto e como se percebem enquanto parte da comunidade escolar. Os eixos norteadores do encontro abordaram também como a identidade é construída e reconhecida no ambiente educativo e o papel das atividades culturais nesse processo.
A escuta ativa e o acolhimento foram fundamentais para o sucesso da atividade, que permitiu o surgimento de falas marcadas por sinceridade, sensibilidade e desejo de pertencimento.
A roda de conversa marca o início de uma série de ações previstas no projeto, sob a responsabilidade da Técnica em Assuntos Educacionais Beatris Mariano de Souza, que inclui oficinas artísticas como forma de fortalecer o vínculo entre os alunos e a instituição.
Agradecemos a todos os participantes pela disponibilidade em compartilhar suas vivências e construir coletivamente um espaço escolar mais humano, plural e acolhedor.