Rematrícula 2023

Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 11h04 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h47

Orientações para Rematrícula para o primeiro semestre - 2023

O Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Barretos comunica que o procedimento de rematrícula dos alunos será exclusivamente online pelo sistema SUAP.

Necessitam fazer rematrícula para o primeiro semestre de 2023 os alunos dos Cursos Superiores de Graduação e dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio.

• Quando fazer?
    No Período de 16 a 31 de janeiro de 2023.
  • Quem deve fazer?
    Obrigatoriamente: Todos os estudantes regularmente matriculados no Curso de Pós-Graduação (Dispositivos móveis), Cursos Superiores (Agronomia, Ciências Biológicas, Química, ADS e Gestão de Turismo) e também nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Alimentos, Informática e Hospedagem). Inclusive aqueles com matrícula trancada ou matrícula de vínculo.
  • Onde fazer?
    Exclusivamente via SUAP.
  • Como fazer?
    Alunos com matrícula ativa:
    Clicando no aviso “Faça sua rematrícula aqui” na tela inicial do SUAP. Após salvar as disciplinas escolhidas, aguarde o processamento para efetivação da rematrícula, que se dará a partir do dia 16 de janeiro de 2023.
    Acesse o Tutorial aqui
    Acesse o Vídeo explicativo aqui

Alunos com matrícula trancada, reprovados em todas as disciplinas ou que o SUAP indique mensagem “procure a secretaria”:

Fazer a rematrícula por requerimento do SUAP, anexando o formulário de rematrícula devidamente preenchido com os nomes completos e as siglas das disciplinas a serem cursadas, observando as disciplinas que serão ofertadas no próximo semestre, disponível em: https://brt.ifsp.edu.br/horarios-de-aulas.

Rematrícula por requerimento:

1. Acesse o SUAP;
  2. Clique em cima da sua foto;
  3. Clique na aba: REQUERIMENTOS;
  4. Clique em: ADICONAR REQUERIMENTO, depois em ASSUNTOS DIVERSOS:
    - Tipo de requerimento: selecione o assunto: REMATRÍCULA

- Descrição/justificativa: Especifique com palavras breves os motivos de sua solicitação estar ocorrendo por requerimento. Ex: Matrícula Trancada, reprova em todas as disciplinas ou outro motivo impeditivo de rematrícula direta.

5. Clique em: SALVAR;
  6. Anexe o FORMULARIO DA REMATRÍCULA devidamente preenchido e clique em salvar;

Não esqueça de acompanhar o andamento do seu requerimento através da situação:

• Pendente: aguardando atendimento pela CRA (Coordenadoria de Registros Acadêmicos);
  • Em andamento: A CRA está atendendo a sua solicitação, neste caso verifique na resposta do requerimento clicando na lupa. Se, a solicitação foi encaminhada para outro setor através de processo, o número do processo estará disponível para acompanhamento.
  • Arquivado:
    1. Status Deferido: Sua solicitação foi atendida.
    2. Status Indeferido: Sua solicitação não foi atendida (verificar o motivo na resposta).

Observações importantes:

• Alunos do Ensino Superior que desejam trancar o semestre precisam primeiro solicitar a rematrícula em pelo menos uma disciplina e, após o processamento da rematrícula, solicitar o trancamento.
  • Os alunos que não tenham disciplinas ofertadas neste semestre devem realizar a rematrícula de vínculo, para permanecerem em situação regular junto ao IFSP.
  • Alunos dos cursos superiores que estão aguardando a colação de grau, NÃO devem fazer a rematrícula.
  • Até o prazo final do período de rematrícula (31/01/2023), a situação do aluno ficará "em andamento".

No caso de dúvidas, entrar em contato com a CRA-Coordenadoria de Registros Acadêmicos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do WhatsApp (17)3312-0701.