Atividade do Sábado Letivo 19/10/2024

Criado: Terça, 15 de Outubro de 2024, 16h03 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 16h05

No dia 19/10, o IFSP Campus Barretos realizará mais um sábado letivo, ocorrerá a palestra com o tema: “Cosmogonia e Mito Origem: uma análise histórica, não religiosa, acerca das narrativas da criação contidas no livro de Gênesis".

Tendo por base os recentes estudos arqueológicos e historiográficos sobre a bacia do Mediterrâneo e do Oriente Próximo, pretende-se apresentar o olhar do historiador acerca das duas narrativas da criação presentes na Torah. Parte-se da concepção do intercâmbio cultural que fluiu na região do Crescente Fértil, entre os séculos VI e IV a.C.. O Exílio Babilônico e o retorno da Golah sob o Império Persa são o pano de fundo da composição dos dois textos presentes em Gênesis. O método histórico-indiciário e uma leitura diacrônica dos textos alicerçam a análise a ser compartilhada.

prof julianoPalestrante: Juliano Alves Dias

Possui doutorado (2013), mestrado (2009) e graduação (2005) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Autor do livro "Sacrificium Laudis", publicado pela UNESP, sob o selo Cultura Acadêmica. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Barretos, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Igreja, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, liturgia, ecumenismo, Igreja Católica, ultramontanismo, modernismo, história das religiões e história da Igreja.

A palestra é voltada para todos os alunos e haverá certificado.

Segue link da inscrição:

Data: 19/10/2024
Local: Auditório quadrado

Informações Importantes:

- Este sábado letivo é uma reposição referente a uma quarta-feira.
- A participação no evento contará como aula para fins de registro de frequência.
- Os setores acadêmicos estarão abertos das 8h às 12h.

Contamos com a presença de todos!