Seleção de bolsista
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Barretos informa que estão abertas, de 15 a 22 de junho de 2026, as inscrições para o Edital nº 020/2026, destinado à seleção de bolsistas e formação de cadastro reserva para atuação em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Apoio à Ciência e Tecnologia (PACTec).
O edital é voltado a estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio e de graduação do Campus Barretos, com disponibilidade para participar das atividades de pesquisa e, preferencialmente, previsão de conclusão do curso após junho de 2027.
As bolsas serão financiadas por recursos externos captados pelo PACTec, com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e terão duração de 10 meses, com valor mensal de R$ 700,00 para dedicação de 20 horas semanais.
Projetos contemplados
Estão disponíveis vagas para os seguintes projetos:
- Influência do tempo de cocção na qualidade nutricional de vegetais (batata e cenoura), sob orientação do professor Emanuel Carlos Rodrigues;
- Entre a necessidade e o tabu: como professores da Educação Básica tratam a sexualidade na escola, sob orientação da professora Alessandra Figueiredo Kikuda Santana;
- Entre Ciência e Poder: Revisão Crítica da Terminologia Científica no Ensino de Biologia, sob orientação da professora Alessandra Miguel Kapp.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por formulário eletrônico, disponível no edital. Os candidatos deverão anexar documentos como RG/CPF, atestado de matrícula, currículo Lattes atualizado e formulário de experiência do candidato, entre outros documentos exigidos.
Cronograma
- Período de inscrições: 15/06/2026 a 22/06/2026;
- Análise do perfil dos candidatos: 23/06/2026 a 29/06/2026;
- Resultado preliminar: até 02/07/2026;
- Prazo para recursos: até 03/07/2026;
- Resultado final: até 14/07/2026.
A participação no processo seletivo representa uma excelente oportunidade para que os estudantes desenvolvam atividades de iniciação científica, ampliem sua formação acadêmica e contribuam com a produção de conhecimento em diferentes áreas de pesquisa.
Para mais informações acesse aqui o edital