Alunos do curso de Biologia e Agropecuária conhecem fazenda com sistema Agroflorestal em São Joaquim da Barra/SP

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h27 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h27

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do curso Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária do IFSP realizaram, no final do semestre letivo, uma visita à Fazenda São Luiz (http://www.fazendasaoluiz.com), onde é desenvolvido o projeto Arte na Terra, no município de São Joaquim da Barra/SP. Os alunos e alunas conheceram o sistema de produção agroflorestal – tipo de plantio onde espécies arbóreas e culturas agrícolas são plantadas em conjunto - mantida nessa antiga fazenda de café, onde ainda ocorrem outras atividades voltadas à educação ambiental como a manutenção de uma casa de sementes e meliponário. A agrofloresta constitui uma estratégia importante de restauração de ecossistemas, pois auxilia na recuperação do solo através do restabelecimento de relações ecológicas complexas e ainda promove a produção orgânica de alimentos. Banho de cachoeira e trilhas pela mata ciliar complementaram o dia de vivências diretas com a natureza. O dia de campo atuou como um complemento às atividades de sala de aula, ampliando a compreensão dos fenômenos biológicos através da experiência direta. As visitas foram planejadas com o apoio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).