Grupo de astronomia realiza evento de observação do céu noturno

Criado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 20h05 | Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 20h13

O Grupo de Astrônomos Amadores de Barretos, GAAB, realizou duas noites de observação do céu com auxílio de instrumentos. O GAAB é um projeto de extensão do IFSP Barretos formado por servidores, professores e técnicos administrativos, alunos e pessoas da comunidade externa interessadas pelo assunto.
A atividade realizada na segunda-feira foi destinada aos alunos dos cursos noturnos do próprio Instituto Federal. Na terça-feira, o grupo recebeu alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sagrados Corações, acompanhados pela professora Cinthia Rodrigues, pela pesquisadora Bruna Cristina Carvalho Gomes e pela vice diretora Luciene Silva Marques Gomes.

Nas atividades, foi possível reconhecer algumas estrelas com brilho mais intenso - Sírius, Regulus entre outras - e constelações mais fáceis de serem identificadas como, por exemplo, Órion e Cruzeiro do Sul. Com o auxílio de telescópios, os alunos puderam ver a Lua na fase crescente, suas crateras e montanhas e o planeta Júpiter com suas quatro grandes luas galileanas: Europa, Io, Ganímedes e Calisto.

Essa foi a primeira vez que muitas pessoas observaram o céu com o auxílio de um telescópio, causando admiração inclusive nos adultos. Já as crianças que foram ao Instituto ficaram encantadas e, como sempre, muito curiosas em relação ao assunto.

O GAAB está programando realizar mais observações nas próximas semanas. As pessoas interessadas em acompanhar as observações devem ficar atentas à programação que em breve estará disponível na página do IFSP Barretos no Facebook. Já os professores que desejarem organizar algum evento de observação do céu em sua própria escola, ou desejarem levar sua escola ao IFSP, podem entrar em contato com o responsável pelo grupo via email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

registrado em: ,