1º Agita IFSP

Criado: Quinta, 22 de Março de 2018, 16h45 | Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 16h52

Na manhã de quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018, das 7h às 12h30 ocorreu o evento Agita IFSP, despertando o interesse do público adolescente com o comparecimento de cerca de 370 alunos de 13 a 19 anos para práticas esportivas, bem estar e cuidados com a saúde.

O evento foi inspirado no modelo do Agita São Paulo e Agita Galera, tendo como propostas o aumento do nível de atividade física e a promoção de um estilo ativo de vida, ou seja, não só mover o corpo para a saúde física, mas também para a saúde mental e social, resultando em uma cidadania ativa. O objetivo principal do Agita IFSP foi avaliar o estado de saúde e planejar ações de prevenção e promoção à saúde dos discentes.

Para a realização do evento tivemos parcerias com a Prefeitura de Barretos, através da Secretária de Saúde, Faculdade de Barretos, UNIFEB e academias. No ciclo de palestras foram desenvolvidos temas como “Prevenção e tratamento da dependência química” com a psicóloga Adriana Toyoda Takamatsu; “Prevenção e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis” com Cecília de Assis Marques dos Reis; “Promoção da Saúde Bucal” com os alunos do curso de Odontologia da UNIFEB; “Alimentação Saudável” com os alunos do curso de Nutrição da Faculdade Barretos; “Como prevenir o estresse na adolescência” com a aluna Nayara Rocha, do curso de psicologia da Faculdade de Barretos.

Além disso, as atividades esportivas desenvolvidas foram alongamento, judô, Zumba, Ballet, Jazz, voleibol, treino funcional e Muay-Thai com professores de academias de Barretos.

O evento também contou com o Trailer da Saúde, devidamente equipado para atender à demanda da área de odontologia, realizando um levantamento de saúde bucal, orientações de higiene oral e profilaxia. Nos dias 8 e 9 continuamos com atendimento de odontologia e avaliação nutricional.