Ciência para redução das desigualdades: sensor de sensibilidade para deficientes visuais

Criado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 05h41 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 08h58

Alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP Barretos desenvolveram um dispositivo para auxiliar deficientes visuais na sua locomoção. O dispositivo funciona de maneira semelhante à ecolocalização utilizada pelos morcegos durante o voo: eles emitem uma onda que bate nos obstáculos e retorna ao morcego, sendo capturada pelas orelhas. O cálculo do tempo de retorno dá a informação da distância do obstáculo (ou, no caso do morcego, da posição e do tamanho de um possível predador ou presa). O dispositivo é composto, então, de um sonar ativo, que emite as ondas, e um passivo, que as recebe, além de uma bateria, um motor e um Arduino, utilizado para relacionar a distância do obstáculo com o nível de vibração do motor - quanto mais perto, mais o motor vibra. A programação foi feita para detectar obstáculos de 0,2 mm até 4 m.
A ideia do projeto surgiu a partir do tema desse ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Ciência para a redução das desigualdades”, e foi proposto pelos alunos Henrique Nascimento, Leticia Della Monica, João Mandu Confetti, Ana Luiza Calmon, Luciana Alves e Vinicius Ventura, sob a coordenação dos professores Alvaro Costa Neto e Alessandra Santana. Os alunos desenvolveram o projeto buscando uma maneira de oferecer maior autonomia e, consequentemente, uma maior inclusão social para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Todos os componentes utilizados para a confecção do dispositivo são de baixo custo e podem ser adquiridos em lojas de produtos eletrônicos.

Veja o vídeo da notícia na mídia: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/estudantes-desenvolvem-aparelho-que-ajuda-na-locomocao-de-deficientes-visuais/7153306/

sensor visual 1

sensor visual 2