Projeto interdisciplinar: Construção e lançamento de foguete

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 04h42 | Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 10h16

Na tarde do dia 26 de abril de 2019, os alunos dos 1º anos dos cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Alimentos e Informática apresentaram seus trabalhos relacionados ao projeto interdisciplinar promovido pelos docentes do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Barretos - Alexandre Rodrigues Gaspari (Química) e Rogério Mendes Branco (Física). O projeto consistia na construção e lançamento de um foguete feito de garrafa PET movido a vinagre e bicarbonato de sódio. Ao longo do bimestre, os alunos foram estudando uma série de conteúdos que os ajudaram no desenvolvimento do projeto, tais como escrita de equações químicas, balanceamento de equações químicas, leis ponderais (lei de Lavoisier e lei de Proust), lançamento oblíquo, entre outros. Foi uma experiência rica em aprendizagem e uma tarde muito divertida! A teoria estudada por esses alunos em sala de aula foi colocada em prática, formando algo concreto! O Instituto Federal de São Paulo-Câmpus Barretos mostra, mais uma vez, que é uma instituição comprometida com o ensino e a aprendizagem significativa de seus alunos, oferecendo à sociedade um ensino público, gratuito e de qualidade.