Saúde da Mulher Negra

Criado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h29 | Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h29 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 13h37

No dia 06/03/2024, em comemoração ao dia internacional da mulher, o Instituto Federal de São Paulo campus Barretos realizou a Mesa-redonda: Saúde da Mulher Negra, que contou com a participação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e da Casa da Mulher de Barretos.saude_da_mulher_negra_01.jpg

O evento, organizado pelos estudantes do 3º ano do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio, com o apoio de servidores e servidoras da instituição, foi construído durante as aulas do componente curricular Projeto Integrador, sob o tema central “Diversidade étnico-cultural: da valorização dos saberes empíricos e científicos a ações afirmativas que visem a prática inclusiva e equitativa”.

O evento deu voz às mulheres negras ao apresentar experiências e estatísticas relacionadas à violência doméstica e obstétrica, impactando os participantes ao despertar um olhar crítico às situações de vulnerabilidade social que se observa em uma parcela da população majoritariamente negra.

Durante o evento, perguntas e dúvidas foram surgindo e sendo respondidas em um clima de grande acolhimento, promovendo maior conscientização sobre o acesso à saúde, educação, segurança e assistência social no município de Barretos, e evidenciando a importância do CRAM, que oferece apoio, orientação e assistência para mulheres em situação de violência, visando promover a proteção e o cuidado integral para essas mulheres.

saude da mulher negra