Professor do IFSP/Barretos recebe prêmio de melhor trabalho em evento científico de visão computacional
O professor Dr. Jones Mendonça de Souza, docente da área de Informática no Câmpus Barretos, recebeu o prêmio de melhor artigo do XIII Workshop de Visão Computacional -WVC 2017 realizado entre os dias 30 de outubro - 1 de Novembro, na UFRN em Natal - RN. O WVC é um dos principais congressos na área de visão computacional no Brasil e conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.
O trabalho entitulado “Biometric iris classification when the eye’s pupil reacts to light” é uma das contribuições científicas obtidas com a realização do Doutorado do professor no departamento de Engenharia Elétrica e de Computação na Universidade de São Paulo - USP, sob orientação do Professor Adilson Gonzaga (EESC/USP).
O estudo propõe um novo método para classificação de padrões de íris humana sob os efeitos de dilatação e contração da pupila. Além de concluir que a deformação da textura causada pela dilatação da pupila degrada o desempenho biométrico de íris, o método proposto em sua tese de doutorado foi o que atingiu maior desempenho para este tipo de problema, apresentando potencial de uso para sistemas de íris não cooperativos.
Professor Jones é responsável por disciplinas na áreas de Programação e Banco de Dados no Câmpus Barretos do IFSP e tem participado de projetos de pesquisa nas áreas de visão computacional, processamento de imagens, inteligência artificial e reconhecimento de padrões.