Projeto de aluno do Câmpus Barretos do IFSP concorre a prêmio do CNPq
Um projeto piloto encabeçado por um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Câmpus Barretos, está concorrendo ao 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2016/2017, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A equipe envolvida na pesquisa é multidisciplinar e interinstitucional. Além do bolsista Artur Kenzo Dezott, fazem parte do projeto: o orientador, professor Alexandre Moraes Cardoso, de Agronomia, o professor João Paulo Lemos, de Informática, o técnico administrativo em educação Lucas Exposto Soares e o professor Douglas H. B. Maccagnan, da Universidade Estadual de Goiás.
Os pesquisadores conseguiram desenvolver um software capaz de decodificar sinais acústicos emitidos por insetos-praga durante sua comunicação. O objetivo é identificá-los e prospectar possibilidades de manejo como forma de aumentar os índices de produtividade dos cultivos agrícolas.
O projeto utilizou como modelo a emissão de sons vindos da ocorrência de espécies de cigarras em agroecossistema cafeeiro. Os resultados obtidos permitiram concluir que o software desenvolvido, a partir de uma rede neural, é capaz de captar tais sinais, decodificá-los para formato WAVE/WAV e identificar a espécie de cigarra emissora. A equipe acredita que o dispositivo pode contribuir para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) de várias outras espécies de insetos, de seus agentes de controle biológico, bem como auxiliar estudos envolvendo outras espécies de animais.
O bolsista Artur Kenzo afirmou que a maior contribuição do projeto é que ele ajuda a consolidar uma área interdisciplinar, envolvendo Informática, Agronomia e Ciências Biológicas, além de a abrir novas linhas de pesquisas. Esta foi a primeira pesquisa da qual o estudante participou e ele afirmou estar honrado e feliz por ter sido indicado ao prêmio do CNPq através desse trabalho, que o possibilitou conhecer pessoas e ter novas oportunidades.
O professor Alexandre Moraes Cardoso, acredita que o exemplo de Artur incentivará outros alunos a se envolverem em futuros projetos.
O resultado será divulgado pelo CNPq até 18 de maio de 2018, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2018.