Campus Barretos Finaliza Execução de Projeto de Eficiência Energética

Criado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 16h22 | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 16h22 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 16h25

O câmpus Barretos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) concluiu a instalação de sua usina fotovoltaica, que desde o dia 07 de outubro de 2019 encontra-se em pleno funcionamento.

A realização do projeto de eficiência energética do câmpus, submetido e aprovado na Chamada Pública NP/PEE-CPFL ENERGIA 001/2018, contou com a substituição de 1375 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e com a instalação de usina fotovoltaica, composta de 99 módulos voltaicos conectados à rede elétrica. O projeto é de extrema importância para toda a comunidade, pois trará economia significativa no gasto de energia elétrica e melhoria do meio ambiente.

Para a Diretora Geral do câmpus Juliana de Carvalho Pimenta, o projeto, que já vinha sendo construído por servidores do campus há algum tempo, obteve sua  ampliação mediante a inclusão da usina fotovoltaica, tornando o mesmo mais completo e garantindo maior eficiência energética. A economia gerada mediante a finalização do projeto deve ser considerável e trará um fôlego maior à gestão diante do cenário de contingenciamento orçamentário.

As ações do Projeto contaram com a parceria e o apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar).