IFSP CAMPUS BARRETOS DÁ ANDAMENTO ÀS AÇÕES PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Criado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 15h59 | Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 15h59 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 11h27

Em reunião realizada às 9h do dia 10 de julho, o Conselho de Campus do IFSP campus Barretos aprovou a proposta de retomada das atividades acadêmicas de modo não presencial. Desta forma, reiniciará as atividades que foram interrompidas em razão da pandemia no dia 03 de agosto.

Até lá docentes e servidores se organizam para esse processo de retomada que trará o ensino remoto como estratégia metodológica de aprendizagem. Nenhum curso sofrerá alteração em sua modalidade presencial, podendo ser retomado em se formato original a qualquer tempo, desde que em condições sanitárias adequadas.

A Direção geral do campus em conjunto com os servidores envolvidos está dando andamento nas ações de viabilização do acesso aos estudantes em vulnerabilidade social que não possuem internet e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma remota. Para tanto foram publicadas duas Chamadas Públicas na perspectiva de conseguir resolver de forma satisfatória o problema.

A chamada pública para fornecimento a internet teve como vencedora a empresa Net Barretos que fará a prestação de serviços com um plano de internet acessível aos estudantes previamente cadastrados. O campus repassará aos estudantes, em forma de auxílio inclusão digital, o recurso financeiro para o pagamento da mensalidade do pacote de serviços contratado pelo tempo em que as atividades remotas acontecerem.

A chamada pública para o recebimento de doação de equipamentos aguarda pela manifestação dos interessados. Além desta estratégia a Direção aguarda a finalização do levantamento por parte das CEICs e NDEs dos cursos acerca das demandas por equipamentos como computadores e/ou notebooks. Importante ressaltar que a plataforma utilizada para as atividades remotas em momentos simultâneos entre aluno e professor podem ser acessadas via smartfone.

Está previsto ainda para os próximos dias uma etapa de conhecimento e esclarecimento sobre a plataforma Microsoft Teams e MOODLE, que serão utilizadas nas atividades de ensino remoto.

Servidores e estudantes aguardam ansiosos pela retomada das atividades em seu formato original, contudo, com a imprevisibilidade do retorno, a alternativa das atividades de forma não presencial é uma saída a ser utilizada.