Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Criado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 13h58

1. Quando ocorrerá o retorno das aulas?

O retorno das aulas, em todos os cursos regulares do câmpus, ocorrerá no dia 03/08/2020.

2. Como ocorrerá esse retorno?

A retomada às aulas será inicialmente de forma não presencial (atividades remotas).

3. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?

A Instituição está acompanhando as orientações dos órgãos competentes. No momento, não há previsão para o retorno presencial.

4. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?

Quando houver permissão/liberação, está previsto um retorno no modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais).

5. Quando encerrará o 1º Semestre Letivo de 2020?

Conforme o calendário acadêmico 2020 - reorganizado, o encerramento do 1º Semestre ocorrerá no dia 07/10/2020.

6. O calendário poderá ser alterado?

O cumprimento do calendário está relacionado às condições sanitárias, sendo possível tanto uma retomadaprogressiva das aulas presenciais quanto a revisão do calendário.

7. Como ficará a disposição das disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas nas semanas?

As atividades práticas (que demandam equipamentos e laboratórios específicos) poderão serdeslocadas para o fim do semestre, quando espera-se ter liberação de acesso ao câmpus, ainda que com um número reduzido de pessoas. Nesse caso, as atividades teóricas poderão ser desenvolvidas primeiro. Este planejamento está sendo organizado pelo corpo docente de cada curso.

8. É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?

Sim. É necessário cumprir a carga horária de cada disciplina (ainda que de forma remota e com flexibilização na quantidade de dias letivos).

9. Como será computadaa frequência nas aulas?

A frequência nas aulas será computada por meio da participação/realização das atividades propostas (entrega de trabalhos, participação em reuniões ao vivo, sempre com a preocupação com a qualidade do acesso de cada aluno, provendomeios alternativos caso tenham problemas de conexão, etc.).

10. Como serão as avaliações?

As avaliações serão realizadas de forma não presencial, podendo ser utilizados diferentes recursos no Moodle e outros meios, a critério de cada professor (exemplos: questionários, resenhas, redação, envio de arquivos, fóruns de discussão, etc.)

11. Como serão as primeiras aulas?

As primeiras aulas serão destinadas para ambientação das plataformas digitaise revisão dos conteúdos ministrados antes da suspensão das atividades presenciais.

12. Os professores iniciarão suas aulas não presenciais a partir de qual conteúdo?

Os professores iniciarão suas aulas a partir do último conteúdo ministrado antes da suspensão das atividades presenciais(16/03/2020), sendo que incluirão no planejamento uma breve revisão do conteúdo já ministrado anteriormente.

13. Quais são as principais plataformas digitais (ambiente virtual de aprendizagem, etc.) que serão utilizadas?

Destacam-se o Moodle, Suap e Microsoft Teams.

14. Como será o horário de aulas?

O “horário” de aulas não será necessariamente nos mesmos moldes do ensino presencial. Em breve será publicado em nosso site os dias e horários das aulas.

15. Todos as disciplinas terão atividades do mesmo tipo?

Cada professor irá propor diferentes atividades, com diferentes prazos para execução e flexibilidade de horários (exemplos: videoaulas gravadas, materiais disponibilizados no Moodle, etc.). É importante estar ciente da programação/planejamento de todas as disciplinas que estão cursando. O planejamento e as instruções serão abordados pelo professor em suas primeiras aulas.

16. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?

O tempo de duração das atividades “on-line” não é necessariamente o mesmo das aulas presenciais.

17. Como fica minha situação caso não tenha internet ou problema de conexão durante uma atividade?

Há esforços do IFSP e do MEC para garantir acesso à internet aos alunos. De qualquer forma, independente da qualidade da conexão com a internet de cada aluno, há esforços para garantir o acesso a um ensino de qualidade a todos os alunos (estratégias de inclusão). Atividades on-line estão sendo orientadas a serem gravadas e disponibilizadas para que alunos que não puderam assistir ao vivo, possam assisti-las em outro momento. O estudante que tiver problemas com a internet, meio de acesso ou conexão precisa comunicar ao coordenador do curso sobre suas dificuldades, para que a instituição possa verificar a melhor forma de prestar suporte.

18. Quando ocorrerá a rematrícula para o 2º Semestre letivo de 2020?

A rematrícula para o 2º Semestre de 2020, para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes e cursos superiores, ocorrerá pelo SUAP durante as férias de outubro de 2020. Não há rematrícula para o 2º Semestre para os cursos integrados, visto que esses cursos são anuais.

19. Quando iniciará o 2º Semestre letivo de 2020?

Conforme o calendário acadêmico 2020 – reorganizado, o início do 2º Semestre ocorrerá no dia 22/10/2020.

20. Haverá férias em janeiro/2021?

Conforme o calendário acadêmico, não haverá férias no mês de janeiro de 2021. Haverá somente um recesso de 23/12/2020 até 01/01/2021, com retorno das aulas no dia 04/01/2020.

21. Quando encerrará o 2º Semestre letivo de 2020?

Conforme o calendário acadêmico 2020 – reorganizado, o encerramento do 2º Semestre de 2020 ocorrerá no dia 06/02/2021.

22. Como ocorrerá um possível retorno presencial ao câmpus?

Há esforços para preparar a infraestrutura do câmpus para o retorno presencial (álcool em gel, máscara, etc.).

23. Haverá um planejamento especial para os alunos concluintes?

Cada curso está analisando a possibilidade de elaborar um planejamento especial para os alunos concluintes.

24. Quem são os alunos concluintes?

Alunos que estejam matriculados nas disciplinas necessárias para finalizar o curso no semestre/ano em análise ou aqueles que já cursaram todas as disciplinas da matriz curricular, mas que mantém matrícula institucional, dependendo da realização de estágio, TCC ou atividades complementares para a efetiva integralização do curso.

25. Será realizado um acompanhamento/avaliação das atividades não presenciais?

Será feita avaliação contínua das atividades, podendo ser realizados aprimoramentos a cada 2 meses.

26. Ocorrerão mudanças no auxílio permanência?

A princípio, o câmpus seguirá o previsto no edital nº 009/2020 e o Programa de Auxílio Permanência segue sendo executado normalmente.

27. É possível realizar o trancamento/cancelamento nos cursos integrados?

Só é possível realizar o trancamento da matrícula no curso por parte dos alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado, por um período letivo, se for comprovada a realização de intercâmbio ou se o estudante estiver passando por problemas de saúde.

Quanto ao cancelamento de matrícula, para o estudante com menos de 18 anos, dar-se-á somente por transferência. Para isso, o responsável pelo estudante deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com uma cópia da declaração de vaga da escola na qual ele irá estudar.

28. Como se dará o trancamento/cancelamento de matrícula nos cursos técnicos concomitantes/subsequentes?

Para trancamento/cancelamento, o estudante deve acessar o SUAP e fazer o requerimento. No caso de dúvidas, entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ressalta-se que o cancelamento de matrícula é o fim do vínculo com a instituição.

29. Como se dará o cancelamento de disciplina/cancelamento de matrícula/trancamento de matrícula nos cursos superiores?

Para isso, o estudante deve acessar o SUAP e fazer o requerimento. No caso de dúvidas, entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cancelamento de Matrícula é o fim do vínculo do estudante com a instituição.

30. Quando iniciará o ano letivo de 2021?

A previsão de início do ano letivo de 2021 é março/2021.

31. Como serão realizados os estágios supervisionados obrigatórios no curso de Licenciatura?

As atividades de estágio serão regulamentadas por normativas do IFSP. Assim que forem publicadas, os coordenadores dos cursos farão as devidas orientações.

32. Tenho mais dúvidas. Para quem devo perguntar?

Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor em questão, respectivamente.

Para obter os endereços de e-mail dos setores educacionais, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página