Estudantes têm direito à compensação de faltas durante período de greve e reposições de aulas

Criado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 16h54 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 16h54

Comunicamos aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Barretos que, em conformidade com as Instruções Normativas 1 e 2 de 2024, foi garantido o direito à compensação de faltas durante o período em que o calendário acadêmico foi reestabelecido, mas parte dos servidores ainda estavam em greve, ou seja, de 01 a 28 de junho de 2024.

Reposições de Aulas

As reposições de aulas ocorrerão aos sábados, no contraturno e durante o mês de julho, nas datas originalmente previstas para as férias, agora convertidas em dias letivos. Entendemos que alguns estudantes podem enfrentar dificuldades para comparecer às aulas nestes períodos devido a compromissos de trabalho, falta de transporte por residirem em outra cidade, ou responsabilidades familiares, como cuidar de filhos pequenos cujas escolas estejam de férias.

Direito à Compensação de Faltas

Compensação de Faltas para Aulas Ministradas em Junho

Os estudantes que se ausentaram das aulas ministradas durante o mês de junho, enquanto parte dos servidores ainda estavam em greve, têm direito à compensação de faltas. Para esses casos:

• Os professores deverão possibilitar a compensação de faltas para todos os alunos ausentes.

• Não há necessidade de que o aluno apresente um requerimento.

• Basta que o estudante entregue a atividade proposta pelo docente, que poderá ser enviada pelo Moodle, Suap ou e-mail institucional.

• O professor atualizará o diário removendo as faltas do estudante após o recebimento da atividade, desde que o aluno a entregue conforme os critérios estabelecidos pelo docente.

Compensação de Faltas para Aulas Ministradas em Julho (incluindo aulas ministradas aos sábados e em turnos diferentes do habitual)

Para os estudantes que não poderão comparecer às aulas durante o mês de julho devido a compromissos de trabalho, falta de transporte, ou responsabilidades familiares, como cuidar de filhos cujas escolas estejam de férias, o procedimento é diferente:

1. Acesso ao SUAP:

• Acesse o sistema SUAP com suas credenciais.

• Vá até a seção de requerimentos.

2. Preenchimento do Requerimento:

• Selecione o tipo de requerimento: "Justificativa/Compensação e Abono de Faltas".

• Indique o período de sua limitação de comparecimento às aulas. Este período pode ser corrido (por exemplo, de x a y de julho) ou em datas específicas (como os sábados).

3. Documentação Comprobatória:

• Residentes em outra cidade: Comprovante de endereço.

• Trabalhadores: Carteira de trabalho ou uma declaração do empregador.

• Responsáveis por filhos pequenos: Certidão de nascimento dos filhos.

• Outros documentos comprobatórios podem ser apresentados e serão analisados caso a caso.

4. Envio do Requerimento:

• Anexe os documentos comprovativos no requerimento.

• Submeta o requerimento para análise.

Início do Processo de Solicitação

A solicitação de compensação de faltas para o mês de julho pode ser feita tanto em relação às aulas que já ocorreram como em relação a que ainda ocorrerão neste mês. Todas as solicitações serão analisadas com atenção, considerando as necessidades e justificativas apresentadas por cada estudante, podendo ser ou não deferidas.

Contato para Dúvidas

Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), com a Coordenação Sociopedagógica (CSP), com a Coordenação de Curso, além da Direção Adjunta Educacional do Campus Barretos.

Acesso às Instruções Normativas

Para mais detalhes, acesse as Instruções Normativas completas:

Informações sobre o Agendamento das Reposições

Cabe aos docentes informar aos estudantes sobre o agendamento das reposições de aulas. Certifiquem-se de estar atentos às comunicações de seus professores sobre as datas e horários das atividades de reposição.

Com relação aos sábados letivos, o Calendário Acadêmico já está atualizado no site do Campus Barretos, contendo a definição dos sábados em que haverá aulas. Acesse o site regularmente para se manter informado sobre essas datas importantes.

Importância da Presença nas Aulas

A compensação de faltas é uma medida importante para garantir que os estudantes não sejam prejudicados no cálculo do percentual de frequência. No entanto, destacamos que a presença nas aulas é fundamental para um processo de ensino-aprendizagem mais produtivo e eficaz. Sempre que possível, incentivamos os alunos a fazerem o máximo esforço para comparecer às aulas, pois a interação direta com professores e colegas contribui significativamente para o sucesso acadêmico.