Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Lato sensu Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - DocentEPT

Criado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 16h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h37

Apresentação

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Profissional e Tecnológica visa promover a formação continuada em Docência para EPT de profissionais graduados/as em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas e articulada a propostas criativas de intervenção educacional, tendo em vista a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.

Justificativa

O Curso de Especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional e Tecnológica encontra suas justificativas maiores na formação de educadores e de educadoras socialmente sensíveis, éticos/as, criativos/as, reflexivos/as e comprometidos/as com a realização da função social dessa modalidade educacional, requisitos que influenciam diretamente as práticas pedagógicas nela desenvolvidas e os resultados que se espera obter com a aprendizagem dos/as discentes da EPT.

Portanto, se propõe um curso que não se define pela finalidade da docência restrita a formar meros executores de tarefas exigidas pelo mercado, mas que revele a importância social e educacional das políticas, dos programas e dos projetos de educação profissional e tecnológica emancipatória e que privilegie o atendimento às políticas públicas do país, a superação das desigualdades e a justiça social.

Público alvo

Poderão participar do curso profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), sendo preferencialmente bacharéis/bacharelas e/ou tecnólogos/as que atuam ou que pretendem atuar na EPT, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica.

Diferenciais do Curso

O Curso, em sua nova edição, integra a Política Nacional de Formação de Profissionais para a EPT (Brasil, 2024), em consonância com o Decreto nº 8.752/2016, que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, e em atendimento à meta 15 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Além disso, a oferta do curso responde ao que estabelece a Resolução CNE/CEB nº 6/2012, que assegura aos/às professores/as graduados/as, não licenciados/as, um efetivo exercício na profissão docente, e àqueles/as aprovados/as em concurso público, o direito à formação pedagógica, excepcionalmente, por intermédio de Curso de Pós-Graduação lato sensu de caráter pedagógico.

Modo de Oferta

O curso é totalmente a distância.

Duração do Curso

O curso tem a carga horária total obrigatória de 380 horas, distribuídas em três módulos, totalizando 18 meses de duração. Do total da carga, 60 horas são destinadas ao TCC, que é desenvolvido ao longo de todo o curso. Além das 380 horas de unidades temáticas obrigatórias, o curso oferece 20 horas de Libras como componente curricular opcional.

Forma de Ingresso

O ingresso dos estudantes ocorre por meio de processo seletivo público, em consonância com a legislação em vigor no âmbito do que determina a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Para a primeira oferta, com início no 2º semestre de 2024, a seleção ocorreu por meio de sorteio. A segunda oferta terá início no 2º semestre de 2025.

Coordenação

O curso é coordenado pela Profa. Dra. Marina Telles Marques da Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique aqui para visualizar os documentos sobre esse curso.

Fim do conteúdo da página