Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Licenciatura em Ciências Biológicas

Criado: Terça, 20 de Junho de 2017, 16h47 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 17h21

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se destina à formação de professores do Ensino Fundamental e Médio com uma visão holística e integradora das ciências como um todo e das Ciências Biológicas em particular, considerando não só os saberes específicos, mas, também, a formação pedagógica, contemplando uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos, que ocorrerá em estreita relação com os conteúdos específicos e com a realidade local e global.

Terá como eixo integrador a evolução, enfatizando a compreensão da história evolutiva dos organismos, suas relações filogenéticas e mecanismos de adaptação aos respectivos ambientes na estruturação das diversas disciplinas que compõem sua matriz curricular, além de dar uma sólida formação na área ambiental com enfoque em educação ambiental. Em contraste com a maioria dos cursos de Ciências Biológicas atuais, objetiva-se formar professores com um amplo conhecimento das questões ambientais por meio de um maior número de disciplinas voltadas para este tema. Disciplinas como Biologia da Conservação e Educação Ambiental farão parte do currículo do curso.

Dezessete professores são difusores do conhecimento e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP Câmpus Barretos, com ênfase ambiental, capacitará o egresso para atuar como agente na formação de alunos conscientes, levando-os a exercer plenamente sua cidadania. Os graduados deverão, portanto, ser capazes de desenvolver estratégias para facilitar a apreensão, pelos alunos, do funcionamento da natureza como um todo. O profissional também poderá dar seguimento à sua formação acadêmica investindo na formação em nível de pós-graduação em áreas afins como Ciências Biológicas Celular e Molecular, Zoologia, Botânica, Genética, além das diversas áreas relacionadas às questões ecológicas e à evolução.

Forma de Ingresso

O processo seletivo para ingresso nos cursos superiores do Instituto Federal Câmpus Barretos é realizado via Sisu (Sistema de Seleção Unificado), implementado e mantido pelo governo federal. Para obter maiores informações sobre o Sisu, acesse o site: http://www.sisu.mec.gov.br.

Mais informações

Duração: 8 semestres
Período: Matutino
Coordenador: Rodrigo Zieri

Documentos

Fim do conteúdo da página