A XI Semana do Turismo desse ano teve o tema: “Barretos Turismo o Ano Inteiro”

Criado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 18h16 | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 18h16 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 18h22

Nos dias 09, 10 e 11 de Outubro ocorreu a tradicional Semana do Turismo, agora em sua décima-primeira edição, do Campus Barretos do Instituto Federal de São Paulo. Esse evento teve como membros da comissão organizadora os estudantes do 2º ano do curso de Gestão em Turismo, e a professora da disciplina de eventos Thais Felipe Rosa e as coordenadoras de curso Profa. Adriana Gomes de Moraes e Regiane Avena Faco.

Foram três dias de evento, que tiveram em sua abertura inicial a apresentação cultural do Instituto de Arte e Cultura Quintal da Capoeira, com o Mestre Kim, e BANDAVIN, banda com cantores e músicos cegos, que abrilhantaram e alegraram o evento.

Posteriormente, houve a presença de palestrantes importantes para a cidade de Barretos na área de Cultura, Turismo, Educação, Patrimônio Cultural e Turismo de Saúde, eles foram:

No dia 09, o tema das palestras foi Estância Turística e houve a presença dos seguintes palestrantes:

• o Ilustre Senhor Paulo César Lopes, Presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e

• a Ilustre Senhora Amanda Frizzo, empresária e agente de viagens, e ambos foram alunos do Instituto Federal, campus de Barretos.

No final da noite, houve a breve apresentação do tema do Trabalho de Conclusão de Curso de três futuras Gestoras de Turismo, pelo IFSP, elas são:

• Maria Helena Borges Miguel apresentou o tema: “A importância da criação de um Parque Municipal em Barretos” ;

• Camila Aparecida Salviano da Cunha apresentou sobre: “Turismo Social: conhecendo as ações do Sesc” e

• Taynara D. Martins apresentou sobre: “A importância da oferta de um transporte turístico de Barretos a Olímpia”.

No dia 10, o tema das palestras foi Turismo de Saúde em Barretos e estavam presentes as seguintes palestrantes:

• a ilustre Senhora Dora Eduarda Silva Oliveira, fundadora da Associação Anjos da Vida Huly Angel e

• a ilustre Senhora Yasmin Paixão fisioterapeuta intensivista do Hospital de Amor Infanto Juvenil.

No dia 11, último dia do evento, o tema das palestras foi Turismo Cultural e Eventos Culturais. O evento foi sediado no Recinto Paulo de Lima Correa e estavam presentes os seguintes palestrantes:

• a ilustre Senhora Juçara Carbonaro Guerreiro, Agente Cultural Instituto Marks;

• a ilustre Senhora Sueli Fernandes, que trabalha no segmento patrimônio cultural e na gestão de projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Barretos.

• o ilustre Senhor Marcelo Ortale, estilista oficial da Festa do Peão há 40 anos,

• a ilustre Senhora Natacha Cardoso, advogada e Rainha da Festa do Peão 2023 e;

• o ilustre Senhor Diogo Silva, produtor cultural, músico e violinista, responsável por organizar as apresentações da Orquestra Sinfônica de Barretos.