Aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem artigo científico aceito em Congresso Internacional

Criado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 20h07 | Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 20h07 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h47

A pesquisa desenvolveu um estudo biométrico baseado em características oculares

O aluno Leonardo Ferreira Nascimento, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Barretos, teve seu artigo científico aceito na 35ª Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2022), que será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro de 2022. Leonardo realizada pesquisa de Iniciação científica com auxílio de bolsa (PIBIFSP), financiada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

A pesquisa vem sendo realizada desde o início do ano de 2022, sob orientação do Prof. Dr. Jones Mendonça de Souza, docente da área de informática do IFSP campus Barretos. O tema da pesquisa está relacionado à Biometria computacional, que são aplicações voltadas para reconhecer uma pessoa com base em características biológicas ou comportamentais. O artigo intitulado como “Deep Learning Utilized for Person Recognition Based on the Biometric Features of the Periocular Region”, apresentou resultados do experimento com amostras da região periocular de seres humanos, ou seja, amostras com as características físicas da região dos olhos, como: sobrancelha, cílios, pálpebra inferior, pálpebra superior, íris, esclera, pupila e a textura da pele. Todas essas características foram utilizadas nos algoritmos que Leonardo desenvolveu, com o objetivo de estimar a taxa de acerto e identificar se a aplicação tem potencial de uso no mercado, como em: controle de acesso a hospitais, aeroportos, agências bancárias, tribunais judiciários, e até mesmo em urnas eletrônicas, evitando possíveis fraudes.

O IFSP campus Barretos parabeniza o aluno Leonardo Ferreira Nascimento pelo artigo e deseja uma ótima apresentação oral no congresso!