Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdeitrues

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais

Criado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h23

A reitoria do IFSP publicou no dia 21 de setembro a Portaria n.º 5.227 que orienta sobre o retorno às atividades acadêmicas presenciais no IFSP. Com a publicação, todos os campi do IFSP poderão organizar suas atividades de retorno considerando a premissa institucional de imunização completa de sua comunidade bem como outros indicadores de evolução da pandemia.

No câmpus Barretos realizou-se pesquisa junto à comunidade acadêmica para obtenção de informação sobre o calendário de imunização de servidores e estudantes, além de outras informações que pudessem embasar a decisão pelo retorno.

Após esse levantamento e de posse dos indicadores estabelecidos pela portaria, o campus identificou a possibilidade de retorno das atividades acadêmicas presenciais na Etapa II.

Diante disso, coube aos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso e ao GT de acompanhamento das atividades remotas analisar as atividades que poderão ser realizadas nesta etapa, bem como as ações de organização dos setores para que as mesmas possam ser realizadas em segurança.

A Etapa II possibilita o desenvolvimento de “atividades de ensino realizadas em laboratórios, aulas práticas, monitorias, projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientações, apresentação de trabalhos de conclusão de curso, realização de atividades de recuperação paralela e recuperação extraordinária, estágio e atendimento ao aluno, respeitando o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP” (Art. 21°).

Após a definição e informação das atividades a serem desenvolvidas, cada estudante deverá analisar de acordo com suas condições e calendário vacinal a possibilidade de retorno. Caso opte por permanecer em atividade remota deverá preencher o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (Anexo I). Esse documento deverá ser preenchido até o dia 27 de outubro de 2021 e encaminhado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nesta etapa os estudantes deverão comparecer ao câmpus apenas em caso de agendamento de atividade presencial e a participação nessas atividades não será obrigatória.

As adequações às instalações físicas do campus já estão sendo feitas de acordo com o disposto no Protocolo de Biossegurança do IFSP. As atividades presenciais indicadas para esta etapa terão início no dia 03 de novembro para os estudantes dos cursos superiores, conforme o Cronograma de Atividades Presenciais.

Os estudantes dos cursos técnicos integrados deverão aguardar novas orientações em razão de não estarem ainda com o calendário vacinal completo.

Esperamos conseguir realizar o retorno de acordo com planejado, garantindo a segurança sanitária a toda comunidade. Para isso o compromisso de todos será fundamental no uso dos equipamentos de proteção (uso de máscara e álcool em gel) e na identificação e comunicação de qualquer sintoma que possa colocar em suspeita as suas condições de saúde.

Em caso de sintomas, suspeita de contágio, ou contato com outras pessoas contaminadas ou sob suspeita de contaminação os estudantes e servidores deverão: permanecer em casa e procurar o sistema de saúde, estudantes devem comunicar a ocorrência ao coordenador de seu curso, servidores devem comunicar a chefia imediata para que possam tomar as providências necessárias.

Fim do conteúdo da página